COMPROMISSO

Nikolas Ferreira pede investigação de professores envolvidos em evento com dança erótica na UFMA

 

 

Brasil, 18 de outubro de 2024 – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar a performance de cunho sexual realizada pela historiadora e cantora Tertuliana Lustosa durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O parlamentar, que preside a Comissão de Educação da Câmara, busca apurar possíveis crimes ocorridos durante o evento.

“Protocolarei uma indicação ao Procurador-Geral de Justiça, sugerindo a abertura de investigação para apurar possíveis crimes ocorridos. Discutiremos todas essas medidas na Comissão de Educação e aguardaremos as apurações e as providências que serão tomadas pela PGR”, afirmou Nikolas em uma publicação nas redes sociais.

Além disso, o deputado solicitou informações à UFMA sobre o grupo de pesquisa responsável pela realização do encontro e está avaliando a possibilidade de exoneração dos envolvidos que possam ser considerados coniventes com a situação. “Diante desses fatos, solicitarei informações dos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa que realizou o encontro. Se as apurações demonstrarem ciência e leniência quanto ao fato, solicitarei a exoneração de todos”, alertou.

O encontro, que segue até esta sexta-feira (18/10), tem como tema “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global”. Em resposta às contestações, a universidade declarou que “tomará as providências cabíveis” e reafirmou seu compromisso com um “ambiente acadêmico inclusivo”.

Essa situação levanta importantes questões sobre a liberdade de expressão no ambiente acadêmico e o papel das instituições na promoção de debates sobre gênero e arte. As repercussões da investigação solicitada por Nikolas Ferreira podem impactar o futuro de eventos similares na UFMA e em outras instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *