Com candidatura em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de governador do estado de Roraima, em eleição suplementar ocorrida nesse domingo (21). Ele e o candidato a vice, subtenente Velton, receberam 160.004 votos, 60,87% dos votos válidos.
O resultado da apuração foi anunciado ainda na noite de ontem, mas os candidatos só poderão ser declarados eleitos após o TSE analisar uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RR) que indeferiu o registro dos candidatos por descumprimento do prazo legal de desincompatibilização (afastamento do cargo para disputar eleição).
Arthur Henrique ocupava o cargo de prefeito de Boa Vista e, após a cassação do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e de seu vice Edilson Damião (UNIÃO), desligou-se da gestão para concorrer à eleição suplementar.
O afastamento seguiu o prazo estabelecido pelo TRE-RR por resolução, de apenas 24 horas. No entanto do Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão, por considerar o prazo em desacordo com a Lei Complementar 64/1990, que prevê um prazo mínimo de três meses.
Os candidatos Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos) receberam 93.897 votos válidos (35,72%). A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol), 8.948 votos – o equivalente a 3,40% dos votos válidos na eleição suplementar.
O júri popular de Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar um ovo de Páscoa que matou duas crianças e deixou a mãe delas em estado grave em Imperatriz, ocorre nesta segunda-feira (22). A ré responde por dois homicídios qualificados consumados e uma tentativa de homicídio por envenenamento em um caso que ganhou repercussão nacional pela crueldade e pelas circunstâncias do crime.
Segundo a 8ª Promotoria de Justiça, que acompanha o caso, o acesso ao Fórum onde ocorrerá o julgamento, em Imperatriz, será controlado.
Mais de um ano após a morte dos irmãos Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13, familiares das vítimas aguardam o julgamento que irá definir a responsabilidade da acusada e a eventual condenação pelos crimes atribuídos a ela.
Relembre o caso
Segundo as investigações, Mirian Lira e os filhos Luiz Fernando e Evelyn consumiram um ovo de Páscoa entregue à família na noite de 16 de abril de 2025.
Os dois filhos de Mirian Lira morreram após envevenamento. (Foto: Reprodução)
Poucas horas depois, os três passaram mal e precisaram ser levados para o hospital. Luiz Fernando morreu ainda no dia 17 de abril. Já Evelyn permaneceu internada por cinco dias, mas não resistiu às complicações e morreu em 22 de abril.
Mirian também ingeriu o chocolate envenenado, ficou internada em estado grave, chegou a ser intubada, mas sobreviveu.
Ovo de páscoa envenenado foi acompanhado de bilhete da acusada. (Foto: Reprodução)
A investigação da Polícia Civil apontou Jordélia Pereira Barbosa como autora do crime. Ela foi presa em 17 de abril de 2025 e permanece detida desde então.
Defesa apresentou recursos
Embora a denúncia tenha sido aceita pela Justiça ainda em 2025 e a acusada tenha sido pronunciada para julgamento pelo Tribunal do Júri em setembro daquele ano, o processo passou por recursos da defesa antes da definição da data do julgamento.
Acusada usou disfarces para efetuar a compra do chocolate antes de envenená-lo. (Foto: reprodução / redes sociais)
Entre os pedidos apresentados estavam a anulação da decisão de pronúncia, a retirada do caso da competência do júri popular e a reclassificação dos crimes atribuídos à acusada.
Com a conclusão da análise dos recursos, o julgamento foi confirmado para esta segunda-feira (22).
Família espera por justiça
Em entrevistas concedidas ao longo do último ano, Mirian Lira afirmou que a prisão da acusada trouxe alívio à família, mas que a sensação de justiça depende do resultado do julgamento.
Mãe de crianças que morreram também ingeriu ovo de páscoa envenenado e ficou em estado grave. (Foto: reprodução / TV Mirante)
A acusada responde pelos homicídios das duas crianças e pela tentativa de homicídio contra Mirian. O caso segue sob segredo de Justiça.
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.
Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.
“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.
Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.
Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra trouxe alegria e tradição ao terreiro junino da Assembleia
Programação
A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.
Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.
Bumba Meu Boi Lendas e Magias arrebatou o público com seu belo bailado
Fomento à economia
Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.
O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.
“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.
Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.
Boi Novilho dos Lençóis marcou presença com linda apresentação no palco do Arraial da Assembleia
Atrativos
Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.
A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.
Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.
Boi Encanto do São Cristóvão fez belo espetáculo com suas cores fortes, brilho intenso e muito bailado
Conforto e Segurança
O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.
Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.
A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.
Boi Revelação de São Marçal impressionou com suas lindas e marcantes indumentárias
Sotaques
Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.
Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria), candidato de direita, foi o vencedor das eleições presidenciais colombianas, apontou apuração preliminar, neste domingo (21). Venceu Iván Cepeda (Pacto Histórico, esquerda), aliado do atual presidente, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda).
Com 99,99% das urnas apuradas preliminarmente, Espriella tem 49,66% contra 48,70% de Cepeda, segundo dados divulgados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) colombiano.
Gustavo Petro disse neste domingo (21.jun) que todos devem esperar a contagem final das comissões eleitorais, que começam na 2ª feira (22.jun). “Ainda é impossível saber quem é o presidente, e há muitas irregularidades”, declarou.
As urnas na Colômbia fecharam às 18h (horário de Brasília), e a apuração preliminar dos votos começou imediatamente para determinar o próximo presidente do país. A contagem é determinada por lei, a fim de assegurar resultados confiáveis depois da recontagem.
Espriella ficou à frente no 1º turno, realizado em 31 de maio. Derrotou Cepeda por uma diferença de quase 3 pontos percentuais. A vantagem foi de 673 mil votos em um universo de mais de 41 milhões de eleitores aptos.
RCONTAGEM OFICIAL
A Colômbia realizará agora um processo de recontagem oficial dos votos, chamado de escrutínio. Por lei, ele começa no dia seguinte à eleição.
O Registro Nacional leva as cédulas e os formulários da eleição para comissões de escrutínio compostas por juízes, tabeliães e outros funcionários. São responsáveis por revisar o trabalho realizado pelos mesários. Durante o processo, os partidos podem contestar resultados de seções eleitorais.
Os escrutinadores revisam as cédulas individualmente e validam ou invalidam resultados de cada seção.
Os dados finais podem ter diferenças em comparação com a contagem preliminar realizada neste domingo. No 1º turno, a diferença foi inferior a 0,1%.
ABELARDO DE LA ESPRIELLA OTERO
Nascido em Bogotá, Espriella é advogado, tem 47 anos, nacionalidades colombiana e norte-americana e cidadania italiana. Conhecido como “El Tigre”, integra o partido Defensores de la Patria e nunca havia disputado um cargo eletivo.
Seu discurso se apoia na admiração por líderes como Donald Trump, nos Estados Unidos, Javier Milei, na Argentina, e Nayib Bukele, em El Salvador. O candidato tem apoio público do governo norte-americano.
As principais propostas de seu plano de governo incluem:
reduzir a carga tributária, diminuir os custos de energia e simplificar regras para o setor produtivo.
promover uma ampla reformulação da direção e dos órgãos de comando das instituições públicas para combater tráfico de drogas, corrupção e má gestão;
desmantelar milícias e estruturas paralelas de poder;
reformar o sistema de licitações públicas;
implementar um ajuste fiscal com redução de até 25% no tamanho do Estado;
Portal O informante – O advogado Igor Albert Barbosa Lima, 45 anos, esposo da ex-secretária de estado do Planejamento Cyntia Mota, foi encontrado morto, na manhã deste domingo, 21, em sua residência, no Residencial Pinheiros, no bairro da Cohama, em São Luís.
Por volta de 9h, ao despertar, Cyntia Mota não viu o marido na cama, levantou para procurá-lo e já o encontrou sem vida no banheiro.
Peritos do Instituto de Criminalística estiveram na casa do advogado e após os trabalhos de rotina o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo (21), para escolher o chefe do Executivo estadual em mandato tampão até janeiro de 2027. A votação segue até às 17h00, no horário local, em 350 locais de votação no estado.
A eleição suplementar foi convocada após a cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 30 de abril, do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil), que assumiu a vaga de Antonio Denarium após ele renunciar ao cargo.
A chapa foi condenada no TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, devido a práticas envolvendo entrega de cestas básicas e repasses de verbas a municípios sem respeitar as regras legais, entre outras irregularidades.
A disputa deste domingo
No pleito deste domingo (21), disputam o mandato tampão o candidato Arthur Henrique (PL), apoiado pelo ex-governador cassado; o atual governador, Soldado Sampaio (Republicanos), que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente o Executivo; e a socióloga Nelita Frank (PT), da oposição local.
O candidato Arthur Henrique, ex-prefeito da capital Boa Vista (RR), entra na disputa concorrendo “sob judice”, podendo vir a ser barrada depois, mesmo que eleito. Isso porque a candidatura dele foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) com decisão do ministro Flávio Dino favorável à reclamação.
O magistrado derrubou norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizou o prazo para os candidatos saírem dos cargos públicos antes do pleito, que poderia ocorrer até 24 horas após convenção partidária que definiu o nome do candidato.
Porém, Dino rejeitou esse entendimento do TRE local ao decidir que a desincompatibilização dos cargos não poderia ser flexibilizada, devendo ser respeitado o prazo de três ou seis meses previsto na Lei das Inelegibilidades.
Como ainda cabe recurso à decisão de Dino, o candidato apoiado pelo ex-governador cassado está nas urnas, mas disputa a vaga como candidato “sob judice”.
A decisão de Dino também alterou os planos do PT no estado. A legenda havia indicado a professora Antônia Pedrosa para a vaga. Porém, ela não se afastou do cargo na rede pública de ensino antes do prazo de desincompatibilização.
Por isso, em seu lugar, foi indicada a candidata Nelita Frank. Mas, na urna, ficou mantida o nome e a foto da candidata barrada Antônia Pedrosa. Segundo o TRE-RR, não houve tempo hábil para troca do nome e foto previstos nas urnas eletrônicas.
Eleições municipais
Além dos eleitores roraimenses, os habitantes de cinco municípios do país vão às urnas escolher os prefeitos das suas cidades em eleições complementares para mandatos tampões até janeiro de 2029. Os novos pleitos foram marcos após perdas dos mandatos dos gestores eleitos em 2024.
Serão eleitos novos prefeitos(as) e vice-prefeitos (as) em Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).
Em Reginópolis (SP), concorre ao cargo de prefeito João Paulo (PSD), tendo como candidato a vice-prefeito Marquinho do Gás (Podemos) e Marquinho Bastos e Fernando Inácio (União Brasil).
Em Tuiuti (SP), disputam a prefeitura as chapas formadas por Pedrinho e Andrezão (MDB/Republicanos), Milena do Amarildo e Guinho (PSB) e Careca e Nina do Gabinete (União Brasil).
Em Joviânia (GO), concorrem Pedro Lucas, conhecido como Macaco, e Leandro da Leancellys (MDB/Agir), além de Elisberto da Retro e Rogério Potim (Podemos/PSDB).
Em Amparo da Serra (MG), disputam a prefeitura as chapas encabeçadas por Aila da Farmácia e Robertinho Bellico (Avante/Republicanos) e por Túlio Cária e Marcelino do Açougue (MDB/PRD).
Em Bonito de Minas (MG), concorrem João Neto do Sindicato e Professora Cris (Podemos/União Brasil), além de Miqueias Figueiredo e Joelma Magalhães (Republicanos/PDT).