Prefeito de Sorocaba é afastado do cargo por decisão judicial em operação da PF

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias, nesta quinta-feira (6), por determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A decisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que apura irregularidades em contratos da área da Saúde no município.

Com o afastamento, o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumirá interinamente a administração da cidade.

De acordo com a PF, a operação desta quinta-feira cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão. Duas pessoas foram presas, entre elas o empresário Marco Silva Mott, apontado como amigo pessoal de Manga e suspeito de atuar como lobista e de lavar dinheiro em contratos firmados com a prefeitura. A Câmara Municipal de Sorocaba também foi notificada oficialmente sobre a decisão judicial.

Manga, conhecido nas redes sociais como o “prefeito tiktoker” por seus vídeos que viralizaram no TikTok, afirmou nas redes sociais que o afastamento teria motivação política. Em vídeo gravado em Brasília, onde cumpre agenda oficial, ele disse ter sido alertado por aliados sobre uma possível tentativa de retirá-lo da disputa por cargos futuros.

“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. […] O que a gente ouve de bastidores é que tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, afirmou o prefeito.

A Operação Copia e Cola teve sua primeira fase deflagrada em 2023, quando a PF passou a investigar supostos esquemas de fraudes e superfaturamentos em contratos da Secretaria de Saúde de Sorocaba.

O caso segue sob investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *