
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma nova intervenção cirúrgica neste sábado (27) para tentar aliviar um quadro persistente de soluços, que têm dificultado sua recuperação após uma cirurgia anterior. O procedimento, realizado no Hospital DF Star, em Brasília, consistiu no bloqueio do nervo frênico, responsável por controlar o diafragma — músculo envolvido na respiração.
A equipe médica informou que a intervenção de hoje abordou o lado direito do nervo. Segundo os profissionais, será necessária uma segunda etapa, programada para a próxima segunda-feira (29), para tratar o lado esquerdo — estratégia adotada para reduzir riscos ao paciente.
Segundo o cardiologista da equipe, os soluços se intensificaram desde a madrugada de sexta-feira (26), prejudicando o sono e o pós-operatório de Bolsonaro, o que motivou a realização antecipada do procedimento que estava previsto inicialmente para segunda-feira.
O ex-presidente havia sido internado em Brasília desde 24 de dezembro, onde já havia passado por uma cirurgia de hernioplastia inguinal bilateral na quinta-feira (25.dez) para corrigir duas hérnias na região da virilha — parte de uma série de procedimentos médicos relacionados a sequelas de uma facada sofrida em 2018.
Após o procedimento de hoje, Bolsonaro segue internado sob observação médica, com previsão de ficar hospitalizado por pelo menos mais 48 horas após a segunda intervenção.


