
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, formalizou a nomeação de Raul Cancian Mochel como o novo interventor estadual no município de Turilândia. Mochel, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Transparência e Controle, assume a gestão municipal por um período mínimo de 180 dias.
A medida é um cumprimento direto à decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), proferida na última semana. O pedido de intervenção, protocolado pelo Ministério Público, foi acatado pelos desembargadores diante de graves indícios de irregularidades na administração local.
Raul Mochel é auditor de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Sua escolha para o posto, segundo interlocutores do Palácio dos Leões, foi estratégica e puramente técnica, visando facilitar o diálogo com os órgãos de controle.
No entanto, o nome de Mochel também possui peso político e laços familiares na alta cúpula do estado: Ele é irmão de Renata Cancian Mochel Brandão, Renata é esposa do conselheiro do TCE, Daniel Brandão, sobrinho do governador.
A decisão do TJMA não se limitou apenas ao afastamento da gestão atual e à nomeação de um interventor. O tribunal determinou expressamente que técnicos da Corte de Contas acompanhem o processo para realizar uma varredura minuciosa nas finanças de Turilândia.
A expectativa é que a presença de um auditor concursado no comando da intervenção agilize o levantamento de dados e a identificação de possíveis desvios de recursos públicos ocorridos em gestões anteriores.


