Hugo Motta decide pela cassação de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta quinta-feira (18), a cassação dos mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi oficializada por meio da Mesa Diretora da Casa, que já havia assinado os documentos necessários para formalizar a medida. As cassações serão publicadas no Diário Oficial da Câmara ainda hoje.

A cassação de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorreu devido ao acúmulo de faltas no plenário da Câmara. Desde fevereiro deste ano, o deputado estava nos Estados Unidos e, apesar de inicialmente ter solicitado licença, o prazo expirou sem que tivesse autorização para votar remotamente. Na tentativa de manter sua atuação parlamentar, Eduardo chegou a tentar exercer a liderança da minoria à distância, mas a manobra foi barrada por Hugo Motta, o que resultou no registro de mais faltas e, por fim, na perda do mandato.

Por outro lado, a cassação de Alexandre Ramagem, também do PL, ocorre em um contexto mais amplo de fiscalização da presença dos parlamentares no Congresso. Ramagem não teria cumprido as exigências mínimas de comparecimento nas sessões, o que levou à decisão unânime da Mesa Diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *