Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou ao advogado-geral da União, Jorge Messias, que ele será o próximo indicado para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi comunicada em reunião nesta quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada.

Messias será o terceiro indicado por Lula ao STF neste mandato. Antes dele, o presidente já havia escolhido Flávio Dino, para a vaga da ministra aposentada Rosa Weber, e Cristiano Zanin, que assumiu o posto deixado por Ricardo Lewandowski.

Atual advogado-geral da União, Jorge Messias era considerado o favorito de Lula para o cargo. Nos bastidores, porém, o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também era cotado, com apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), e de ministros da própria Corte.

Apesar do anúncio da indicação, Messias ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa para assumir oficialmente o posto de ministro do Supremo.

Levantamento aponta que Jorge Messias herdará mais de 900 processos que estavam sob a relatoria de Luís Roberto Barroso. Caso permaneça na Corte até a aposentadoria compulsória, ele poderá ficar cerca de 30 anos no STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *