Moraes ignora sanções dos EUA e reafirma compromisso do

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, durante sessão da corte em Brasília
04/09/2024 REUTERS/Adriano Machado

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Corte não será intimidada pelas sanções impostas a ele pelos Estados Unidos. Em sua primeira manifestação pública sobre o assunto, durante a abertura do segundo semestre do Judiciário, Moraes foi categórico ao afirmar que o STF “não se envergará a ameaças covardes e infrutíferas”.

Segundo o ministro, as sanções, baseadas na Lei Magnitsky, serão ignoradas e não afetarão o andamento dos trabalhos do Judiciário. “O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas”, disse ele.

Moraes também rebateu as acusações com um tom duro. “Acham que estão lidando com pessoas da laia deles. Acham que estão falando também com milicianos. Mas não estão, estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira”, afirmou, reforçando a postura de independência do tribunal.

O ministro destacou ainda que o STF manterá sua missão constitucional e que, neste semestre, serão concluídos os julgamentos dos quatro núcleos das ações penais relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023. A declaração de Moraes ocorre em um momento de tensão diplomática entre Brasil e EUA, após a inclusão dele na lista de sanções por supostas violações de direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoio
Buscar notícias
Medida Provisoria
Indique Blog Folha do Brasil