
São Luís viveu, nesta sexta-feira (23), um momento histórico para a saúde pública do Município com o início das obras da Maternidade Municipal de Alta Complexidade, no bairro Cidade Operária. Trata-se da primeira maternidade da rede municipal, um equipamento moderno e de grande porte que vai fortalecer a assistência materno-infantil na capital e em toda a região metropolitana.
A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Federal, por meio do Novo PAC Saúde, com execução das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Saúde (Semus). O investimento total é de R$ 47.728.707,48, e a estimativa de conclusão é de 24 meses.
Durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância do empreendimento e o simbolismo do momento para a cidade.
“Desde que registrei minha candidatura à reeleição, a construção da Maternidade da Cidade Operária já estava como um dos primeiros compromissos com a saúde. Sabíamos da importância desse projeto e trabalhamos para tirá-lo do papel. Essa é a primeira obra do Novo PAC em execução no Maranhão, em parceria com o Governo Federal, e isso demonstra o quanto essa união é fundamental para melhorar a vida da população”, afirmou.
A nova maternidade terá 100 leitos, sendo 54 de enfermaria, 23 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UTI materna, além de contar com tomografia, banco de leite humano, urgência e emergência obstétrica, centro de parto normal, sala lilás, ambulatório especializado, raio-X, eletrocardiograma e toda a estrutura necessária para atendimento de alta complexidade.
Representando o Ministério da Saúde no Maranhão, o superintendente Glinoel Garreto enfatizou a relevância da parceria com o Governo Federal. “Hoje é um dia histórico. Essa maternidade integra o Novo PAC, determinado pelo presidente Lula, e São Luís é a primeira cidade do Maranhão a iniciar uma obra desse porte. Saúde é direito de todos e dever do Estado, e é isso que estamos fazendo aqui”, disse
Para a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, o início das obras simboliza um marco histórico para a saúde pública de São Luís e reforça os avanços já conquistados na rede municipal.
“Estamos dando início à construção da primeira maternidade municipal de alta complexidade sob gestão do Município, o que representa a garantia de um parto seguro, humanizado e de qualidade para nossas gestantes. Essa obra vem coroar todo o trabalho de fortalecimento da atenção básica, a ampliação dos serviços especializados e a redução das filas, consolidando um novo patamar de cuidado materno-infantil em São Luís”, ressaltou.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, destacou o compromisso da gestão com a concretização de projetos históricos. “O que antes era apenas um sonho agora está saindo do papel. Este é um governo que não apenas planeja, mas executa. A maternidade da Cidade Operária começa hoje e só vai parar quando estiver concluída, com a qualidade que a população merece”, afirmou.
População comemora
Moradores da Cidade Operária acompanharam o início das obras com expectativa. A agente comunitária de saúde, Francisca Veloso, estava feliz e empolgada. “Esse é um sonho antigo. Nem estou acreditando que as obras já começaram. Um dia de muita alegria para toda nossa cidade”, disse.
A dona de casa Creudilene Gomes também comemorou. “A gente esperou muitos anos por isso é só o prefeito Eduardo Braide para tirar esse projeto do papel. Finalmente temos um prefeito que promete e cumpre”, afirmou.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço também contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, representantes da Caixa Econômica Federal, além de secretários municipais, servidores públicos, parlamentares, lideranças políticas e comunitárias e a população.


