
O Diretório Estadual do Partido Novo no Maranhão informou que o deputado estadual Wellington do Curso não faz mais parte da legenda.
A decisão ocorreu após deliberação da Comissão de Ética Partidária, que determinou, em caráter liminar, a suspensão da filiação do parlamentar em 6 de outubro de 2025. A medida foi tomada após tentativas sem êxito de uma saída consensual entre as partes.
De acordo com nota oficial, após a suspensão liminar, o Novo iniciou os trâmites burocráticos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formalizar a retirada do nome de Wellington do Curso do quadro de filiados. O partido ressaltou que o processo segue os protocolos internos e as normas de transparência exigidas pela legenda.
MOTIVOS E CONTEXTO DA DESFILIAÇÃO
Em nota assinada pelo presidente estadual, Leonardo Arruda, o Novo explicou que as tratativas para a saída do deputado começaram antes de notícias recentes sobre seu suposto envolvimento em ações contrárias aos princípios do Novo.
Segundo o diretório estadual, a decisão também foi motivada pelo descumprimento de protocolos internos que exigem dos representantes partidários a prestação de contas dos mandatos.
O comunicado destaca ainda que a legenda não possui qualquer responsabilidade sobre atos do parlamentar, que se filiou ao partido em março de 2024. À época, conforme o Novo, não havia registros que desabonassem sua conduta pública ou política.



