Ataques violentos já deixaram sete mortos e mais de dez feridos na Grande São Luís, além de provocarem a suspensão das aulas em escolas e universidades. As vítimas dos ataques tinham entre 17 e 43 anos, todas do sexo masculino, e foram assassinadas a tiros.
Desde o início da semana, uma onda de violência envolvendo facções criminosas causa medo aos moradores de diversos bairros da capital maranhense e região metropolitana.
Veja a cronologia destes casos de violência mais recentes:
Domingo (19)
- São José de Ribamar: um homem, identificado como Mateus Ribeiro Costa, de 27 anos, foi executado com tiros na cabeça e no tórax por ocupantes de um carro prata.
- Paço do Lumiar: um jovem, identificado como Jobson Carlos de Souza Pereira, foi baleado na perna durante uma tentativa de assalto. Jobson foi socorrido e levado a um hospital da cidade.
- Cidade Olímpica: um grupo foi alvo de disparos na Rua 17. Taivisson Amaro, de 18 anos, morreu no local. Outros três homens ficaram feridos.
- Cidade Olímpica: Eduardo de Jesus Salles Costa, de 25 anos, foi baleado nas costas. Ele foi levado ao Socorrão II.
- Bairro de Fátima: Cauã Fonseca Pereira, de 18 anos, foi baleado no tórax, quadril e perna na Rua do Peixe. Ele foi levado ao Hospital Djalma Marques (Socorrão I) e encaminhado direto para cirurgia.
Segunda-feira (20)
- Liberdade: Lucas Felipe Vianna Azevedo, de 26 anos, foi morto a tiros durante a madrugada. Os suspeitos estavam em um carro modelo HB20 cinza e fugiram após o crime. Lucas foi levado ao Socorrão I, mas não resistiu.
Terça-feira (21)
Um jovem, de 19 anos, morreu em um ataque na Cidade Operária na noite de terça-feira (21). Outros quatro foram levados ao hospital com ferimentos. O caso foi registrado na rua Quatro da Unidade 105.
Eduardo Lemos Martins foi baleado na região do tórax e não resistiu, vindo a óbito. Um outro jovem, que foi atingido de raspão no braço e nas costas, completou 19 anos na quarta-feira (22). Ele foi atendido no Hospital Socorrão II, assim como os demais feridos.
Um outro ferido tem 13 anos, um terceiro tem 18, e um homem de 34 anos também está entre os atingidos. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde destes pacientes. Uma outra pessoa preferiu não ir ao hospital por não apresentar gravidade.
Os feridos hospitalizados são:
- Um jovem, que completa 19 anos nesta quarta-feira (22), e sofreu ferimentos de raspão nas costas e no braço direito;
- Outro jovem de 18 anos, que está no centro cirúrgico do Socorrão II;
- Um homem de 34 anos, também em procedimento cirúrgico;
- Um adolescente de 13 anos, com perfuração transfixante na perna direita e ferimento de raspão no braço.
O quinto ferido, que não foi identificado pela polícia, sofreu ferimentos leves e optou por não buscar atendimento hospitalar.
Quarta-feira (22)
- Monte Castelo: Janilson Pereira Ramos, de 43 anos, foi morto a tiros ao retornar para o albergue onde cumpria pena por homicídio. A polícia investiga se o crime foi motivado por vingança.
- Vinhais: uma clínica odontológica foi alvo de assaltantes no bairro do Vinhais, em São Luís. Segundo testemunhas, três homens e uma mulher participaram do crime. Segundo a polícia, buscas estão sendo realizadas com o intuito de localizar e prender os três suspeitos envolvidos no crime.
- Vila Janaína: por volta das 20h52, disparos de arma de fogo foram registrados na Rua da Alegria, próximo a um posto de gás.
- Cidade Olímpica: uma tentativa de homicídio na foi registrada Rua Treze. A vítima foi baleada em via pública.
- Residencial Maria Aragão: uma tentativa de homicídio ocorreu no Residencial Maria Aragão, na rua Natal, próximo à Unidade de Saúde Dr. Expedito Alves. A vítima ficou gravemente ferida.
Quinta-feira (23)
- Vila Vitória: mais disparos foram registrados na Avenida Santiago, nas proximidades de um comércio. Até o momento, não há informações sobre feridos ou prisões.
- Liberdade: um assalto foi registrado em um comércio. O suspeito, sem cobrir o rosto, apontou uma arma para uma vendedora.
- Vila Palmeira: dois homens foram baleados durante mais um ataque no bairro Vila Palmeira, em São Luís. De acordo com informações da polícia, os disparos de arma de fogo teriam sido motivados por uma briga entre facções criminosas. Dois homens foram atingidos. Ninguém foi preso até o momento.
*Com informações do Imirante


