
A Câmara Municipal de São Benedito do Rio Preto deve realizar, nesta quinta (23), às 14h, a solenidade de posse da vice-prefeita Débora Heilmann Mesquita como nova prefeita do município. O convite para a cerimônia foi assinado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Amilton Damasceno.
A posse ocorrerá devido ao afastamento do prefeito Wallas Gonçalves Rocha, determinado pela Justiça em decorrência das investigações da Operação Santa Chaga, deflagrada na quarta (22) pela Polícia Federal.
A ação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Além do prefeito, também foram afastados o secretário de Educação, Jairo Viana Frazão, a secretária adjunta, Celina Maria Albuquerque, e a tesoureira, Andreya Almeida Aguiar Monteiro da Silva. Ao todo, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís.
A Polícia Federal informou que os mandados visam reunir provas relacionadas à movimentação irregular de recursos públicos. As investigações buscam identificar o envolvimento de agentes públicos e particulares no suposto esquema de desvio.
Débora Mesquita, filha do ex-prefeito Creomar Mesquita, ocupa pela segunda vez o cargo de vice-prefeita e, com o afastamento do titular, assume oficialmente a chefia do Executivo municipal. Segundo informações da Câmara, ela deve conduzir mudanças administrativas na estrutura da gestão nos próximos dias.
*Com informações do Blog do Linhares Jr


