Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, o Brasil já recebeu aproximadamente 75% do número total de turistas estrangeiros que visitaram o país em 2022, o que equivale a 2,7 milhões de viajantes. De acordo com um estudo realizado pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, foi constatado que os turistas argentinos lideram a lista de nacionalidades de turistas mais presentes em território nacional.
Durante o período de janeiro a abril, cerca de 1,18 milhão de argentinos chegaram às cidades brasileiras, representando um aumento de 166% em comparação a 2022. Os turistas dos Estados Unidos ocuparam a segunda posição, com 224.882 estadunidenses ingressando no país, seguidos pelos turistas do Paraguai, que totalizaram 194.981 pessoas. O Chile, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam a lista dos dez primeiros países em número de visitantes.
De acordo com dados do Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), estima-se que o turismo possa contribuir com até US$ 145,7 bilhões para o PIB do Brasil, além de gerar quase 8 milhões de empregos.