NOVEMBRO AZUL

Aumenta o número de crianças em semáforos usadas como “isca” para ganho de dinheiro

Apesar de todos os riscos, é cada vez maior a presença de crianças em áreas de semáforos em São Luís, usadas como “iscas” por adultos como apelo para ganho de dinheiro. Grande parte delas são de famílias estrangeiras, como venezuelanas.

Na Avenida dos Holandeses há vários pontos de pedintes. Próximo ao “Bacabeirinha”, há uma grande quantidade de adultos e crianças pedindo dinheiro. O mesmo acontece nos cruzamentos semafóricos próximos ao Golden Shopping e no Olho d’Água (que dá acesso à Cohama). No semáforo próximo a um dos flats, na Ponta d’Areia, também há adultos com crianças pedindo dinheiro aos motoristas.

Essa prática deixa as crianças vulneráveis em diversos aspectos, como na saúde, pois ficam expostas ao sol, calor e chuva; ao assédio e violência sexual; ao risco de atropelamentos, já que ficam em canteiros e calçadas; e a outros riscos. Além de tudo, estão fora da escola.

O que aumenta a gravidade disso é que ocorre há muito tempo sob os olhos de todos – sociedade e autoridades- e nada é feito para proteger essas crianças. Cadê o Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social, o Ministério Público, o Juizado da Infância e Adolescência, as entidades protetoras da infância, que tanto cobram o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *