São Luís, 06 de outubro de 2024 – Neste domingo (6), os candidatos à Prefeitura de São Luís realizaram seus votos em diferentes locais da cidade, marcando um momento importante na corrida eleitoral. Confira a ordem de votação e os perfis dos candidatos:
1. Franklin Douglas (PSOL)
O primeiro candidato a votar foi Franklin Douglas Ferreira, do PSOL, que chegou por volta das 8h na escola Rubem Almeida, localizada no bairro Bequimão.
Com 51 anos, Franklin é jornalista e professor, possui mestrado e doutorado em Políticas Públicas. Ele já foi candidato a prefeito em 2020, mas não conseguiu chegar ao segundo turno. Nesta eleição, conta com o apoio da Rede Sustentabilidade e tem como vice a estudante de Serviço Social, Aline Maria.
2. Wellington do Curso (NOVO)
Às 8h20, foi a vez de Wellington do Curso, que votou no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo.
Com 53 anos, Wellington é advogado e pedagogo, além de ser deputado estadual. Esta é sua segunda tentativa de se eleger prefeito de São Luís, competindo em chapa pura com a Subtenente Ana Paula como vice.
3. Saulo Arcangeli (PSTU)
O candidato Saulo Costa Arcangeli, do PSTU, chegou para votar às 9h40 no Colégio Mônica Vale, no bairro Vinhais.
Com 52 anos, Saulo é servidor público, professor universitário e já disputou várias eleições, incluindo vereador e senador, sem sucesso. Nesta eleição, apresenta uma chapa pura com a funcionária pública estadual Jaciara Castro como vice.
4. Eduardo Braide (PSD)
Por volta das 9h30, o atual prefeito Eduardo Salim Braide, do PSD, votou no Colégio Santa Teresa, no Centro de São Luís. Com 48 anos, Braide é advogado e busca a reeleição após ter ocupado cargos como deputado estadual e federal. Seu patrimônio declarado é de R$ 1.067.620,62, e ele concorre com Esmênia Miranda como vice, sob a coligação “A força que vem do povo”, que inclui o PSD, MDB e Republicanos.
5. Duarte Júnior (PSB)
Duarte Júnior, do PSB, votou perto das 9h, no Dom Bosco, na Avenida Colares Moreira, no bairro Jardim Renascença. Natural do Rio de Janeiro, Duarte tem 37 anos, é advogado e professor universitário, e já foi deputado estadual. Em 2020, chegou ao segundo turno na corrida pela prefeitura, mas não se elegeu. Seu vice nesta eleição é Creuzamar.
6. Fábio Câmara (PDT)
O candidato Fábio Rogério Barbosa Câmara, do PDT, votou por volta das 10h no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (antigo Cegel), no Canto da Fabril. Com 51 anos, Fábio é empresário e já foi vereador em São Luís por dois mandatos, além de ter concorrido à prefeitura em 2016. Ele concorre com chapa pura, tendo como vice o pastor Marco Aurélio.
7. Flávia Alves (Solidariedade)
A candidata Flávia Maria Gomes Parente Alves Maciel, do Solidariedade, votou após as 11h na Faculdade Anhanguera, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu. Com 42 anos, Flávia é advogada e pedagoga, tendo ocupado cargos importantes na área ambiental, incluindo a superintendência do IBAMA no Maranhão. Seu vice é Alexandre Fábio, também do Solidariedade.
8. Dr. Yglésio (PRTB)
Ultimo a votar foi o DR Yglésio chegou por volta das 14h15 e votou no Senai, no bairro Monte Castelo. Com 43 anos, Dr. Yglésio Luciano Moysés Silva de Souza, do PRTB, é deputado estadual e já disputou outras eleições. Seu vice é Coronel Pereira, e ambos estão concorrendo em chapa pura.
A votação deste domingo é um marco importante para a definição do futuro político de São Luís, com candidatos variados e experiências distintas em busca do cargo de prefeito. A expectativa é alta para os resultados e o impacto que cada um dos candidatos poderá ter na administração da cidade.