COMPROMISSO

Carlos Brandão começa a exonerar parentes do Governo após decisão de Moraes

 

Maranhão, 22 de outubro de 2024 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), iniciou, nesta segunda-feira, (21) o cumprimento da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a exoneração de cinco parentes de cargos no Poder Executivo. A medida é parte de uma ação contra práticas de nepotismo no governo estadual.

Exonerações Realizadas

Entre os exonerados, destaca-se Ítalo Carvalho, que ocupava o cargo de subsecretário da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Ele é casado com Mariana Braide Brandão Carvalho, atual vice-prefeita eleita de Paço do Lumiar. Outra exoneração foi a de Melissa Correia Lima Buzar, que atuava como subsecretária da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e é cunhada do governador.

Nomeações Irregulares

Na decisão de Moraes, foram consideradas irregulares as nomeações de outros familiares, incluindo Gilberto Lins Neto, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária; Mariana Braide Brandão Carvalho, sobrinha do governador e coordenadora da Unidade Sorrir; e Elias Moura Neto, gerente da Companhia de Gás do Maranhão e seu concunhado. Até o momento, esses três ainda permanecem em seus cargos.

O despacho de Moraes foi dado após deferir parcialmente uma liminar em reclamação protocolada pelo Solidariedade, que denunciou Carlos Brandão por suposta prática de nepotismo. O partido alegou que ao menos 14 parentes do governador, consanguíneos ou por afinidade, foram nomeados para cargos públicos no estado.

A decisão do STF e as exonerações promovidas por Brandão são um passo significativo na luta contra o nepotismo no Brasil, refletindo um aumento na fiscalização das práticas administrativas. A situação continuará a ser monitorada por órgãos competentes, enquanto a sociedade aguarda mais ações para garantir a transparência e a ética na administração pública.

As exonerações de parentes do governador Carlos Brandão marcam um momento importante na política do Maranhão, ressaltando a necessidade de conformidade com as normas legais e a promoção de uma gestão pública mais ética. A continuidade do trabalho do governo será observada para garantir que as decisões estejam alinhadas com os princípios da boa administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *