NOVEMBRO AZUL

Conectividade internacional

Sao Luis é a capital dos debates sobre economia digital com a reunião do G20

Até a próxima quinta-feira,13, São Luís está sendo o centro dos debates sobre economia digital. A capital maranhense sedia, no Blue Tree Towers Hotel, as atividades do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, com a participação de diversos ministros brasileiros, delegação de 19 países que formam o grupo, além do Brasil, sete países convidados e representantes de nove organismos internacionais.
Durante o evento, estão sendo discutidos temas como inclusão digital, conectividade universal, confiança no ambiente digital, Inteligência Artificial para o desenvolvimento sustentável e integridade da informação.
Nesta quarta-feira,11, a reunião foi aberta pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Participaram também, o governador Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; e outras autoridades locais.
Juscelino Filho destacou os avanços já conquistados pelo Brasil em termos digitais, os cuidados que os governos Federal e estaduais adotam em relação à segurança digital, citando como exemplo o aplicativo Gov.BR , que oferece diversos serviços para a população, que já tem 55 milhões de brasileiros que o acessam e a importância de o Maranhão sediar a reunião. “Estaremos discutindo aqui temas relevantes do meio digital, para que se torne cada vez mais confiável e inclusivo; também o desenvolvimento sustentável; aplicação da Inteligência Artificial para o desenvolvimento sustentável visando a redução das desigualdades sociais. Sabemos que esse processo digital da economia vem evoluindo de forma acelerada, principalmente depois da pandemia do coronavírus. Hoje, um quarto da economia global está diretamente ligada à economia digital, por meio do e-commerce, aplicações e outros avanços, como o banco digital, que possibilita, por exemplo, que as pessoas abram uma conta bancária em questão de minutos em um aplicativo de celular e fazer outras operações. O pix veio para revolucionar o sistema financeiro brasileiro e assim vem ocorrendo em diversas áreas, como a tele-medicina, a tele-saude e outros que têm proporcionado que ações de saúde cheguem mais perto das pessoas; ensino à distância e ferramentas educacionais, assim como na economia. O Maranhão tem com um agronegócio muito forte e a gente sabe como a transformação digital do agro tem impactado em produtividade e conectividade; o mesmo vem ocorrendo na indústria e em diversos outros setores”, afirmou Juscelino Filho.
O ministro disse ainda que a reunião será um marco para o Maranhão e que estava muito feliz pela articulação de sua pasta na viabilização da reunião do Grupo da Economia Digital do G20 em São Luís, com discussões sobre temas importantes que estão presentes na vida das pessoa e e agradeceu ao Governo do Maranhão e à Prefeitura de São Luís pelo apoio.

Ações digitais em São Luís

O prefeito Eduardo Braide anunciou ações que serão executadas em São Luís, como o Plano de Cidades Inteligentes, que ainda será encaminhado à Câmara Municipal, e prevê uma série de ações no Município de São Luís para os próximos 50 anos. “Teremos em São Luís um parque tecnológico que vai ser implantado na Praia Grande, com todo um ecossistema digital, para todas as atividades voltadas à tecnologia. Teremos também um aplicativo com diversos serviços digitais na área da saúde, como marcação de consultas para facilitar a vida das pessoas e depois incluiremos diversos serviços. Levaremos as facilidades do mundo digital aos cidadãos no serviço público municipal. Teremos uma série de ações e serviços que serão disponibilizadas ao cidadão por meio digital”, anunciou.

 

Brandão diz que Maranhão ainda tem muito a avançar

O governador Carlos Brandão disse que este é o momento para se debater e conhecer as experiências de outros países e avançar. “Dentro do Governo do Estado nós criamos uma agência de tecnologia exatamente para conectar todas as secretarias e com isso, estamos todos interligados, mas precisamos avançar muito, principalmente em inclusão digital, que é um desafio enorme; e na conectividade, que precisa chegar aos lugares mais distantes”, disse Brandão, citando a implantação do programa de Tele-Medicina pelo Estado como um dos avanços na era digital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoio
Buscar notícias
NOVEMBRO AZUL
Indique Blog Folha do Brasil