No Maranhão, o deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão – Alema, Othelino Neto, do PCdoB, ainda tenta usar os seus últimos recursos para se manter no comando da Casa Legislativa.
No entanto, os parlamentares maranhenses já entram em concesso e não querem mais Othelino como presidente da Alema. A escolhida para ser a nova presidente é a deputada estadual eleita Iracema Vale, também do PCdoB, forte aliada do governador Carlos Brandão (PSB).
Othelino já tem conhecimento da derrota, mas deve tentar tirar vantagem das eleições. Uma delas está relacionada a um Projeto de Lei da Assembleia Legislativa que possibilita a atuação de parlamentares estaduais em cargos e funções para além da esfera estadual.
Veja o que diz o PL:
“Não perderão o mandato os deputados investidos no cargo de ministros de estado, de secretário de estado, do Distrito Federal, de prefeitura de capital, de interventor municipal ou chefe de missão diplomática, secretário-executivo de Ministério ou equivalente; dirigente de autarquia, fundação pública, agência, empresa pública ou sociedade de economia mista ou administrador regional pertencentes à Administração Pública Federal ou Estadual.”
Nos bastidores da política maranhense, se fala que Othelino Neto ainda não desistiu de disputar a presidência e garante que tem votos suficientes para se eleger, em contrapartida, alguns deputados reagem a essa afirmação e observam que o comunista está cada dia mais enfraquecido.