COMPROMISSO

Senadora do PL apresenta projeto de lei para voto impresso obrigatório em 2026

 

A senadora Rosana Martinelli (PL), suplente do senador Wellington Fagundes (PL), apresentou um projeto de lei que estabelece o voto impresso obrigatório nas eleições de 2026. As informações foram divulgadas pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

De acordo com o projeto, o voto impresso permitirá que os eleitores possam conferir seus votos e que haja uma auditoria dos resultados. Além disso, a proposta solicita que a implementação do voto impresso seja regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na justificativa do projeto, Martinelli afirma que “a obrigatoriedade do voto impresso deverá ser implementada em caráter experimental nas eleições gerais de 2026, para que se verifique sua segurança, viabilidade técnica, operacional, orçamentária e financeira”.

Rosana Martinelli assumiu o cargo de senadora em junho, substituindo Wellington Fagundes, que se licenciou para tratamento de saúde. A proposta levanta discussões sobre a transparência e a integridade do processo eleitoral no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *